quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Mesmo ator, o mesmo personagem

O TURISTA
(The Tourist; EUA 2010)
Dir.: Florian Henckel Von Donnersmark
Com Johnny Depp, Angelina Jolie, Paul Bettany, Timothy Dalton


Talvez seja aquela boa e velha fórmula de não mexer em time que está ganhando.

Ou seja um pedido de produtores e editores.

Mas Johnny Depp, por mais legal que seja vê-lo em cena, não consegue fugir do "estilo Jack Sparrow de ser".

Até mesmo antes de Jack Sparrow surgir.

As gags, as mãos, o andar bêbado, a cara de sono...

É divertido, não me interprete mal... Deu certo em bons filmes, como em "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça", "Janela Secreta" e nos filmes da série "Piratas do Caribe".

E ainda assim, Johnny Depp dá um show interessante neste "O Turista", mesmo com uma história previsível, furada e com clichês.

Angelina Jolie é Eliza Ward, uma fugitiva da interpol que se envolve com um turista, para tentar despistar os agentes. Porém, o que ela não previa é que o Turista se apaixonasse por ela. E consequentemente, o envolvesse na fuga.

"Volta aí... Vamos tomar mais um... drink?"

Você pode acreditar na história, se quiser.

O que não dá para acreditar, é as constantes tentativas de fazer o par "Depp-Jolie" funcionar, porque Jolie é exatamente o que está fora do lugar.

Parece estar com a cabeça longe da produção. Bem longe.

Porque o "estilo" de atuação que acaba se repetindo nos filme de Depp combina mais com o estardalhaço, pirotecnias e histórias mais extravagantes do que intrigas internacionais. E não com a distância e a carinha inossa que Jolie trouxe para este filme, tentando deixar o filme mais sério.

Talvez por isso, o lado bem-humorado funcione tão bem. Mas acaba por deixar as ameaças mais rasas, sem grandes riscos.

No final das contas, um filme um tanto divertido, salvo as exceções, que vai fazer valer o ingresso, mais pelas risadas, do que pela história em si.

E se você jamais suspeitar da previsibilidade que cerca o filme por todo o tempo.

(Nota: 7,0)

Trailer:

3 comentários:

Juditegalves disse...

Sabe que você fez um comentário que acertou exatamento o alvo ! É por isso que quando vejo os filmes do Johnny Depp eu fico com aquela sensação de já ter visto antes: é o Ichabod (ou "íííícabúúúd...") da Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça ! Fiquei ansiosa para ver o filme ! O Johnny Depp é fantástico (mesmo com os personagens repetitivos), e a Jolie, sem comentários: haja exuberância! Mas agora que você mencionou, não sei o que esperar da mistura desses atores: da mesma maneira que não consigo vê-lo nos filmes de conspirações sérias, no melhor estilo "duro de matar", acho que ela também não convenceria numa comédia romântica ou ainda em um filme com toques de magia. (acho que o mais próximo que ela chegou disso foi o Tomb Raider, mas ainda assim, ela encara a magia também de forma séria, sem estardalhaços e caras e bocas). Bem vou à minha costumeira sessão cinema amanhã, e te dou um feedback ! Beijos, potato.

Juditegalves disse...

à propósito: estava olhando seus últimos posts e me pareceu a vitrine da Osklen*: todas as notas tem 7 ! Ô vc é ruim de dar notas, hein?? solta um 6, um 8, vez ou outra.. risos..

*caso você não tenha percebido: já reparou que a maioria dos preços da Osklen que estão na vitrine terminam com 7? Clutch: 197, Tênis de couro de salmão 587, camisa de algodão x: 127.. e por aí vai, risos... Qualquer dia que vc não tiver nada pra fazer, dê uma olhada, risos...

Juditegalves disse...

Saudações Cinematográficas, Cinemático !

Assisti enfim o filme do Ichabodsparowdepp !
Achei um filme bacana, sessão da tarde, risos. Mas concordo com você sobre o fato do filme deixar um pouco a desejar: achei que pelo final que se propõe, eles poderiam ter cuidado um pouco mais/melhor de alguns detalhes que permeiam todo o filme, para que quando a grande revelação viesse à tona, pudéssimos sair com um gostinho de "puuuuutz... Estava lá o tempo todo" (como foi com O Sexto Sentido), para que em uma segunda vez que assistíssemos, pudéssemos prestar mais atenção em algumas falas, algumas cenas rápidas, e considerá-lo enfim, um filme nota 10 !