sexta-feira, 12 de junho de 2009

Jogo de Espiões

Julia Roberts e Clive Owen tentarão enganar a todos...

DUPLICIDADE
(Duplicity; EUA, 2009)
Dir.: Tony Gilroy
Com Julia Roberts, Clive Owen, Tom Wilkinson, Paul Giamatti
2h05 - Comédia - 14 anos


A máxima de que grandes astros fazem bons filmes, tem se mostrado em baixa nos últimos anos. Eu, particularmente, discordo. Penso que bons roteiros, fazem bonfilmes. Os astros influenciam, sem dúvida, mas vamos com calma. Astros inspirados ou astros à vontade se encaixam e o bom filme sai. "Duplicidade" tem o plano perfeito: Uma trama esperta, um trailer engraçado e bons atores à frente. O casal principal tem a química que consagrou o filme "Closer - Perto Demais" (ainda que você não se sinta tão entusiasmado com este excelente filme). O que poderia dar errado?

Claire (Julia Roberts, com sono) trabalha de espiã para uma multinacional de produtos de higiene pessoal. Ray (Clive Owen, empolgado até demais) trabalha como espião para a empresa rival. Uma delas tem um novo segredo que será lançado ao mercado em breve. O que ninguém sabe (a não ser você, espectador), é que Claire e Ray são amantes e pretendem dar um golpe e faturar uma bolada com o tal segredo. Se não fosse o fato de um não confiar no outro.

"Não consigo sorrir mais do que isso..."

E então, o que poderia dar errado? Bem, as coisas não dão errado, propriamente dito. Mas o problema de "Duplicidade" é que a trama quer ser mais complexa do que ela deveria ser. é divertido ver o casal com a falta de confiança um no outro, mas tudo se estende ao ponto de você começar a sacar o que virá a seguir. As reviravoltas se tornam previsíveis e o filme perde um pouco de sua força. O diretor Tony Gilroy (do excelente "Conduta de Risco") acerta mais com seus coadjuvantes (sem mencionar na excelente sequencia dos créditos iniciais, onde a rivalidade das empresas é estabelecida sem precisar de uma fala) do que com seus atores principais. Roberts parece atuar certa de que o filme será um sucesso, ao passo de que Owen se mostra apto a fazer de tudo para que isso aconteça. A atmosfera "cool" funciona melhor na trilogia "Onze Homens e Um Segredo". Mas é divertido, sem dúvidas.

Nota: 7,5

Trailer:

Nenhum comentário: