segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dedo na Ferida

A polêmica continua...

ANJOS E DEMÔNIOS
(Angels & Demons; EUA, 2009)
Dir.: Ron Howard
Com Tom Hanks, Ayelet Zurer, Ewan McGregor, Stellan Skarsgard
2h18 min - Suspense - 16 Anos



Dan Brown é um escritor que obteve grande sucesso com livros intrigantes, polêmicos e surpreendentes. Muito bem argumentados e com tramas de prender o leitor, alguns críticos já previam versões cinematográficas de seus romances. Em 2006, quando seu maior sucesso "O Código DaVinci" foi lançado em meio à polêmica com a igreja católica, o público achou que a adaptação havia ficado aquém das páginas, mesmo com a farta bilheteria que indicava o retorno de Robert Langdon na pele do astro Tom Hanks. O DVD do "código" anunciava a pré-produção, e três anos mais tarde, o segundo filme.

Anjos e Demônios traz Langdon envolvido com uma investigação que indica uma suposta conspiração de uma seita secreta, os Iluminatti, que pretendem assassinar o Papa assim que esta for escolhido e assumir o posto. Mas o sequestro dos quatro principais postulantes ao cargo e a ameaça da execução de cada um deles faz com que seja instaurada uma corrida contra o tempo para que seja impedida uma tragédia na frente de milhares de (religiosos) que aguardam o anúnico do novo chefe-maior da Igreja Católica.

"É... vai chover mesmo..."

Ron Howard continua com sua mão segura, alinhada à tomadas delirantes e vertiginosas, para passar a idéia de magnitude, seja dentro de uma igreja em Roma, seja em meio à uma praça tomada por religiosos. A história ajuda e Hanks parece estar mais à vontade como Langdon. A ameaça também se torna mais palpável que o filme anterior e o corre-corre que o roteiro exige acaba por ser bem executado. A impressão que fica é que "Anjos e Demônios" foi concebido para apagar toda a decepção que "Código" deixou nos fãs da obra. Talvez pelo fato da polêmica ser mais, digamos, tátil do que as teorias e códigos e tramas. Não é perfeito, mas diverte. E superior ao filme de 2005.

Nota: 7,5

Trailer:

Nenhum comentário: