domingo, 2 de agosto de 2009

A Preparação

Potter fica mais sombrio e prepara o terreno para a conclusão da saga.

HARRY POTTER E O ENÍGMA DO PRÍNCIPE
(Harry Potter and The Half-Blood Prince; EUA/ING, 2009)
Dir.: David Yates
Com Daniel Radcliffe, Michael Gambon, Alan Rickman, Helena Bonham-Carter
2h35min - Aventura - 10 Anos



Aviso aos leitores. Não assisti ao segundo nem ao quinto filme da série. Não li nenhum livro da saga de Potter.

Ainda aqui? Ótimo. Vou falar do sexto filme da saga do bruxo adolescente que cativa um imenso e fanático público, com suas razões. Apesar de não ter gostado muito dos dois primeiros filmes que assisti (o primeiro e o terceiro), é inegável o cuidado e a precisão técnica de recriar um mundo, que segundo os fãs ardorosos, com muita fidelidade à descrição dos livros. E uma frase à parte para a categoria superior de efeitos especiais obrigatórios para encantar os olhares dos fãs dos livros, fãs dos filmes e até àqueles que como eu, gostam de entretenimento na telona.

No sexto filme da série, a ameaça é cada vez maior para Hogwarts e o mago Dumbledore se aproxima ainda mais de Harry Potter, devido a iminência de uma grande batalha contra Voldemort. Por conta disso, os dois começam a rever as memórias capturadas do vilão para tentar descobrir meios concretos de derrotá-lo e o professor Horácio Slughorn pode ser uma peça importante.

"Harry, acho que encontraremos o Gollum naquela caverna..."

Uma coisa é fato: Este filme é uma ponte. Uma preparação para o anunciado "quebra-pau" que deverá acontecer no capítulo final. A saudável direção de David Yates consegue criar um clima muito tenso e vital para o bom funcionamento da trama. E o roteiro, enrolações à parte, é cauteloso e bem construido, que permite aos pouco familiarizados a se situarem na trama sem precisar perder muito tempo para se encontrar. E o que dizer da parte técnica do filme? Irretocável e sem capacidade para ganhar críticas negativas. A saga de Potter ganha um belo filme, um capítulo que faz jus à grandiosidade de seu tema e de seu eleitorado. Assistir ao derradeiro episódio (que será dividido em dois) será inevitável. E a vontade de recapitular toda a história aflora pela primeira vez neste crítico.

Nota 8,5

Trailer:

Nenhum comentário: