sexta-feira, 4 de abril de 2014

Fora do tom

Um suspense com desperdícios.

Toque de Mestre
(Grand Piano; Espanha, 2013)
Dir.: Eugenio Mira
Com Elijah Wood, John Cusack, Kelly Bishé
1h32min - Suspense





A fórmula pode até ser batida, mas quando a história é boa, o filme fica mais apreciável. Protagonista e antagonista duelam quase que exclusivamente em cena. Foco no protagonista, porque o vilão, quando não visto, tem sua ameaça ampliada.

Toque de Mestre, é assim. 

Elijah Wood interpreta Tom Selznick, um pianista promissor, que cometeu um erro vergonhoso em sua última apresentação há cerca de cinco anos atrás. Com o falecimento do seu mentor, ele é chamado para uma apresentação "im memoriam", no piano onde compunha suas peças. Teatro lotado e a pressão psicológica de não cometer uma nova gafe. Durante a apresentação, Tom se depara com uma ameaça na partitura, que entrega que ele está sob a mira de um perigoso atirador.

Silêncio aí, por favor?
O filme não enrola muito para dizer a que veio. E nem precisava. O diretor economiza o tempo do espectador apresentando de forma sucinta o protagonista e suas razões. 

A construção do suspense é o ponto forte do filme. Utilizar a música do concerto para criar uma atmosfera sombria foi uma boa sacada e ajuda a envolver a plateia na situação mental do personagem de Elijah Wood - que apesar de mal escalado, faz o possível em prol do filme. 

Da metade para o final, a coisa descamba um pouco. O roteirista toma algumas liberdades absurdas para tentar encaixar algumas explicações e encaminhar algumas deixas. Isso inclui, um celular (me recuso a ir adiante com esse spoiler), personagens completamente descartáveis para a trama e frequentes saídas do pianista do palco durante a apresentação.

Além disso, a composição do vilão foi muito infeliz: As razões pelas quais submete o protagonista a tamanha pressão é mal justificada e tudo parece descambar para o absurdo. Que o diga os 10 minutos finais do filme. Uma saída sem graça e que destoa de todo o exercício de suspense a que fomos submetidos até então. 




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