segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Rindo de si mesmo

Ben Stiller comanda a melhor sátira dos últimos anos.
.
TROVÃO TROPICAL
(Tropic Thunder; EUA, 2008)
Dir.: Ben Stiller
Com Ben Stiller, Jack Black, Robert Downet Jr., Tom Cruise, Nick Nolte
1h47 min - Comédia - 16 Anos
.

Se rir é o melhor remédio, rir de si próprio pode ser melhor ainda. O exercício é válido. Ben Stiller, ator que vinha sofrendo com recentes filmes, optou pela contramão de tentar se redimir dentro de sua própria fórmula. Não que ele mude de gênero ou construa um personagem mais profundo. Ele comanda (literalmente) o show: Dirige, escreve, produz e atua neste "Trovão Tropical, sátira ao cinema Hollywoodiano em grande estilo.
.
Começa na produção do filme (dentro do filme) "Trovão Tropical", em uma sequência onde tudo dá errado e os dois astros entram em conflito. A produção do filme é paralizada e o estúdio ameaça a cancelar o filme. Como solução, o pelotão principal é enviado a uma selva de verdade com o intuito de realizar um laboratório intensivo de comportamento numa guerra. O problema é que depois de um acidente inusitado, guerrilheiros reais começam a espreitar o grupo, enquanto alguns continuam acreditando que eles estão encenando.
."Você também é o Homem de Ferro?"
.
O filme é uma luz em meio a tantas comédias ruins recentes. O trio principal (Stiller, Black e Downey Jr.) inspiradíssimo conseguem levar a comédia de forma tranquila. Só de apresentar os personagens principais utilizando-se de comerciais e trailers falsos hilariantes ajudam a dar o tom do filme pelas quase duas horas a seguir. Mas o que brilha no filme é a crítica ácida (ainda que possívelmente exageirada) ao comportamento das personalidades do cinema: Desde os astros e seus exageiros aos "donos do dinheiro". Temos o ator viciado em drogas, o astro que não lê seus roteiros, o ator descerebrado, o dono de estúdio ganancioso, o agente que acima de tudo mima seus atores, e por aí vai... Tudo com boas atuações do elenco em geral e diálogos tão engraçados quanto as situações do filme. Comédia de primeira. E com atores rindo deles mesmos.
.
Nota 9,0
.
Trailer:

Nenhum comentário: