quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Duelo de Titãs

Jackie Chan e Jet Li lutam, mas depois fazem as pazes nesta aventura para toda a família.

O REINO PROIBIDO
(The Forbidden Kingdom; EUA, 2008)
Dir.: Rob Minkoff
Com Jackie Chan, Jet Li, Michael Angarano, Yifei Liu
1h53 min - Aventura - 12 Anos
.

Outra onda que o cinema tem as vezes é a idéia do "versus". Alien versus Predador. O ultrapassado (porém não finado) Robocop X Exterminador do Futuro. Jet Li X Jason Statham. O Godzilla então, enfrentou um monte... Enfim, o conceito básico é pegar dois ícones do cinemão e colocá-los frente a frente. E como, mais uma vez, a China é a verve do momento, nada mais natural do que colocar os chineses Jackie Chan e Jet Li no mesmo filme. Mas neste caso, felizmente, não é apenas uma questão de "versus".
.
O filme começa bem longe da China: Um garoto obsecado por filmes de luta é pressionado pelos valentões da escola para que ele arrumasse uma forma de descontar cheques roubados. Ele acaba levando os valentões na loja onde compra os filmes de um simpático ancião. Uma tragédia ocorre e o garoto (o nome dele é Jason, por sinal) acaba de posse de um bastão mágico. Esse bastão o levará em uma viagem de volta no tempo, onde será ajudado por um Monge (Jet Li) e um Mendigo (Jackie Chan, o melhor do filme) a libertar o Rei Macaco (Jet Li, de novo), personagem que foi aprisionado há mais de mil anos.

"O que aquele garoto veio fazer nesse filme?"

O filme chegou a ser vendido como um embate entre os dois. A luta acontece. Não enche os olhos, não surpreeende e provavelmente não será o que você espera. Mas o filme já ganha por ter Chan e Li lutando sem a ajuda de fios na maior parte das cenas de luta. O enredo, por mais que batido diverte bastante e garante o programa. Mas há falhas. Um buraco ou outro no roteiro, piadinhas um pouco abaixo de um filme de Jackie Chan e até as cenas de luta pode frustrar. Mas que os dois protagonistas têm química, ninguem pode negar. Definitivamente um filme que não entrará para esse triste sub-gênero dos "versus". Chan e Li são melhores lutando do mesmo lado. Melhor assim.
.
Nota 7,0
.
Trailer:


Nenhum comentário: