domingo, 30 de novembro de 2008

Sem confiança

Para quem gostou de "A Bruxa de Blair"...

[•REC]
(ESP, 2007)
Dir.: Jaume Balagueró e Paco Plaza
Com Manuela Velasco, Ferran Terraza, Jorge Serrano, Pablo Rosso
1h20 min - "Terror" - 18 anos

Não sou a sua fonte mais confiável para filmes de terror. Ao menos não devo ser. O que acontece? O que realmente te assusta ou me assusta? Será o "feio"? Será a proximidade com o real? Quando entro numa sala escura, para ver um filme de terror, não espero por um ou dois pulos na cadeira. Eu quero realmente me arrepiar. Me sentir inseguro na minha confortável poltrona e esquecer que tudo aquilo que estou presenciando é uma mera projeção de luz acompanhada por um audio de alta qualidade. Entrar de cabeça no filme. Mas aparentemente. Não devo ser a sua fonte mais confiável para lhe indicar um filme do gênero.

Tudo começa com uma equipe de reportagens acompanhando toda a rotina de uma brigada de bombeiros. Até que em meio ao que parecisa ser mais uma noite tediosa de um programa de televisão enfadonho, se transforma em puro "terror" (desculpe, não pude resistir...) quando respondem uma chamada em um prédio macabro no centro da cidade. 

"Sai da frente... Que nojo..."

A idéia é a mais nova verve do cinema de terror: Ação em primeira pessoa. Passado o fenômeno de Cloverfield e pegando onda no lançamento "Quarentena" (a versão americana),  colocar o espectador assistindo diretamete ações e reações de um dos personagens. E isso acaba por favorecer: Quando não queremos olhar para o que é "feio", a câmera fecha e o susto se torna inevitável, e quando queremos identificar alguma coisa, a câmera muda de ponto. Funciona como uma luva para prender o espectador. Outro ponto positivo a ser ressaltado no filme é a composição de cenário: A direção de arte está impecável, criando o edifício mais macabro do cinema atual. O resto... Bem, o resto é pura decepção: Atores chatos, história previsível, sustos antecipados. Na telona, pode te prender. Na telinha, será um desastre. Todo aquele "hype" com o teaser mostrando as reações aterrorizadas não refletem o que o filme foi. Mas novamente, esta é a minha opinião... De alguém que provavelmente, não deve ser a sua fonte mais confiável para indicar um filme de terror.

Nota 5,0

Trailer:


P.S.: Estou reconsiderando a classificação de gênero do filme "Cloverfield" para aventura. Porque Cloverfield além de tudo é divertido.

3 comentários:

Leonardo Maturana disse...

Ainda não vi REC. O duro é convencer a namorada topar um terror. Sua nota tirou um pouco meu ânimo (mesmo não sendo fonte confiável). Eu adorei Cloverfield, e concordo que filme de terror bom é aquele que te faz borrar as calças no cinema hehehe.

Depois que eu assistir, posto novo comentário.

Abraços

PS: Bruno, eu e a Rê chegamos a conclusão que vc tem de deixar de ser maleta e começar comentar os comentários.

Unknown disse...

Levar a namorada para assistir [REC]? Hum, pode ser perigoso... Ainda mais se ela não topar um filme de terror... Você não irá borrar as calças no cinema e fazer vinte reais correrem risco de vida... Mas ei, essa é apenas a minha opinião...

Ass: A sua fonte pouco confiável para indicar filmes de terror...

Leonardo Maturana disse...

Assisti!! Não gostei.
Mais do mesmo. Tão tremido quanto a bruxo de blair e, convenhamos, ng aguenta mais zumbi. Estou com saudades dos Seriais Killers.

OBS: o cara que, teoricamente, filma a história é um camera man de uma emissora de TV. Alguém deveria ter avisado os produtores que não existe cameraman com Parkinson. O cara treme demais. Em Bruxa de Blair a gente perdoa uma menina com uma HandCam, mas um profissional de Tv com equipamento profissional, não dá. Agora vou no oculista colocar minha retina no lugar, até mais!!