segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Amadores e Profissionais

A volta dos Irmãos Coen no campo do (bom) sarcasmo.

QUEIME DEPOIS DE LER
(Burn After Reading; EUA/UK/FRA)
Dir.: Joel e Ethan Coen
Com George Clooney, John Malkovich, Frances McDormand e Brad Pitt
1h36 min - Comédia - 16 Anos

Para quem anda acompanhando o cinema recente, sabe que filmes dos irmãos Coen sempre trazem à tona temas conhecidos do público de um ponto de vista único. Mas a constante de seus filmes são sempre personagens aparentemente comuns, cometendo pequenos erros que causam consequências extravagantes. E sempre com uma mão precisa quando utilizam-se de sarcasmo. Depois de levarem quatro Oscar pelo excelente "Onde os Fracos Não Tem Vez", eles resolveram voltar ao sarcasmo puro.

O ex-agente da CIA, Osbourne Cox, é forçado a se aposentar e decide escrever suas memórias. O problema é que um CD com suas informações é encontrado em uma academia de ginástica por dois funcionários que, precisando de dinheiro, resolvem chantagear o espião em troca de uma boa bolada para resolverem seus problemas pessoais. 

"Cara, esse CD é da hora..."

Com um elenco estrelar, a história é cautelosamente estruturada para que nenhum dos personagens ganhe um plano acima de seus companheiros de cena. Todos são coadjuvantes. Todos estão empolgados e em grande forma. Destaque para as performances de George Clooney e Brad Pitt, mas em especial para John Malkovich, que consegue arrancar gargalhadas da platéia a cada quatro cenas que aparece. Mas todos eles, sem exceção fazem de "Queime Depois de Ler", um filme magnífico, repleto de diálogos hiláriantes, personagens caricatos, situações extraordinárias, e uma ou outra cena mais chocante no meio para que a história mantenha o misto de suspense e comédia que um filme dos Irmãos Coen pede. Não espere um final marcante ou surpreendente. Tenha como base a própria conclusão do último diálogo do filme. Ou não seria um filme dos irmãos Coen.

Nota: 9,5

Trailer:

Um comentário:

Leonardo Maturana disse...

Precisamos de risadas inteligentes, de humor de situação. Estava cansado de pastelão. Obrigado irmãos Coen!!