domingo, 28 de dezembro de 2008

Amor Canino

E 2008 fecha em grande estilo!

MARLEY & EU
(Marley & Me; EUA, 2008)
Dir.: David Frankel
Com Owen Wilson, Jennifer Aniston, Alan Arkin, Kathleen Turner
2h00min - Comédia - Livre


Se tiverem de me rotular um dia, dirão que sou uma pessoa que prefere cachorros do que gatos. Eu tenho três cães na família: Bob, Nick e Dorinha. Cada um com sua história em particular, mas que não quer dizer necessariamente que gosto mais de um do que de outro, apesar de Bob ser o meu cão. E desde 1998, Bob esteve presente em todos os momentos-chave de minha vida. Bom momento ou mau momento, ele sempre esteve do meu lado. Sem rodeios. Só tendo e amando um cachorro para se ter uma idéia do que é o amor incondicional de um cachorro. E para entender por completo a essência desta pérola de fim de ano que é "Marley & Eu".

O filme, baseado no livro de John Grogan, narra os principais fatos da vida de um cão que, acredite ou não, existiu de verdade (o Marley do título). Chamado de o "pior cão do mundo", por sua hiperatividade, sua necessidade de mastigar objetos e sua facilidade de se meter em encrencas, Marley acompanha durante a sua vida a evolução da família Grogan. Não posso falar mais do que isto. Sério. 

"Que legal, a cabeça dele sai..."

Repito: Se você não gosta de cachorros, então você, provavelmente, irá achar este mais um "filme-lencinhos" de fim de ano. Tem os momentos em que a platéia se mata de rir, os momentos família e os momentos onde o ar da sala pode arder um pouco os olhos. O filme gira em torno do cão. Fato. A fase de crescimento é divertidíssima (ainda mais quando consideramos que Marley não e ficção), mas o grande mérito do filme (e do livro também) é focar na forma como a família é afetada pelo personagem-título. E acima de tudo, como um cão, por mais simples que ele possa lhe parecer, traz a sobriedade e sinceridade que falta em muitas coisas do seu dia-a-dia. O cão é amigo. O cão é direto, sem rodeios. Como este filme. Prepare os lencinhos, aproveite o programa, volte para casa e dê aquele abraço no seu companheiro, que certamente estará lhe esperando quando voltar.

Nota 9,0

Trailer:

Um comentário:

Anônimo disse...

Tinha bastante expectativa para assistir a esse filme e preciso dizer que concordo 100% com a sua crítica. Sou dono de um pastor alemão e achei ele bem parecido com o Marley.

Bom 2009 para voce! Continuarei acompanhando o Cinematico!

Abraço!