quarta-feira, 26 de março de 2014

Non Stop, Non Sense

Liam Neeson distribuindo sopapos no ar.

Sem Escalas
(Non-Stop; Reino Unido, França, EUA, 2014)
Dir. Jaume Collet-Serra
Com Liam Neeson, Julianne Moore, Scott McNairy
1h46 min - Ação - 14 Anos



Sabe aquelas piadas clássicas sobre estereótipos entrando em um avião? Junte a eles, Liam Neeson, ator que tem embarcado em filmes de ação com boas injeções de adrenalina e você tem esse "Sem Escalas". Ou "Busca Implacável em um Avião", como poderia muito bem ser chamado.

O enredo é simples: Um delegado, uma menina, uma moça falastrona e mais um punhado de pessoas suspeitas entram em um avião. Durante o vôo, o delegado começa a receber mensagens no celular, pedindo um deposito de 150 milhões numa conta, caso contrario, executará um passageiro em pleno vôo a cada 20 minutos. 

"Silêncio aí no 3B!"
A verdade, é que o filme não busca se levar tão a serio e isso acaba sendo uma coisa boa. Quem assistiu ao trailer antes de entrar nessa, sabe exatamente o que ira encontrar. E boa parte disso, o filme também cumpre. As poucas cenas de ação que o filme tem são entregues na medida do possível e o filme fica mais nos diálogos e na investigação. A brincadeira fica mais interessante, quando o diretor resolve deixar todos os passageiros (exceto a menina, obviamente) sob suspeita. Você pode até suspeitar do protagonista, se quiser, ja que muitas decisões que toma durante o filme são confusas e certas horas, exageradas demais. 

Mas ai, tem a explicação dos motivos que levaram a bandidagem a executar tal plano. Não vou entrar muito em detalhes, mas a ideia é tão absurda e incoerente com a proposta do filme, que deixa um gostinho azedo no final da sessão. Além de ser desnecessária. 

É como uma piadinha divertida, que empolga e prende a atenção de quem esta ouvindo, mas a "punch line" quase estraga tudo. 

Se comprar um ingresso, deixe o cérebro cuidadosamente na porta do cinema e compre um belo balde cheio de pipoca. Você pode precisar dele. 





Nenhum comentário: