segunda-feira, 28 de julho de 2008

Mundo Bizarro

Uma das franquias mais cultuadas dos anos 90 está de volta de forma moderada
.
ARQUIVO X - EU QUERO ACREDITAR
(The X-Files - I Want to Believe)
Dir.: Chris Carter
Com David Duchovny, Gillian Anderson, Amanda Peet, Billy Connolly
1h 42 min - Suspense - 12 Anos
.
.
Sextas a noite. Lá pelas 20hs começava um episódio inédito de Arquivo X. Nunca fui um fã assíduo da série, mas de vez em quando, em meio ao zapear de canais, eu topava com uma boa história mas algo completamente fora do normal. De invasão de baratas até alienígenas e conspirações, temas que gosto de ver, mas nada que me fizesse sentar religiosamente para assistir. Entre temporadas, em 98, o primeiro filme. Um bom filme por sinal. Não era preciso saber muito sobre o passado dos investigadores ou ter assistido às temporadas para entender e acompanhar o desenvolvimento da trama. Público e crítica responderam bem. Em 2002, o fim da série. E agora, 6 anos depois, o revival dos personagens.
.
A trama começa com o sumiço de algumas mulheres no estado de Virgínia, nos EUA. Uma delas detetive do FBI. Um padre que clama ter visões está auxiliando do caso e em meio às desconfianças, a agência resolve tirar o agente Fox Mulder do ostracismo. Mas ele precisa de sua inseparável parceira para resolver a situação. O problema, é que Dana Scully não quer mais reaver suas aventuras do passado e se dedicar apenas à sua carreira de médica.
.

"Mulder, só você acredita tanto assim..."

Um amigo meu me perguntou, fazendo alusão ao título do filme se eu queria e se eu tinha conseguido acreditar no filme. Respondi dizendo que queria, mas que poderia ter acreditado mais. Talvez o fã crônico do seriado saia desapontado do cinema. Eu como um frequentador mediano achei que foi um episódio longo e light da série. Sem ETs. Sem conspirações. Uma trama policial, que caberia a um filme diferente do gênero. Mas como os detetives são Mulder e Scully, algumas liberdades parecem ter sido tomadas. O diretor, no entanto, respeita os fãs (em meio a uma ou outra surpresa que podem decepcionar): Não enrola para desenvolver a história e o lado distorcido do mundo está presente, graças ao vilão estranho e seu propósito bizarro. O suspense é bom, mas a sensação é que poderia ser um tanto mais caprichado. Talvez sua impressão ao sair do filme seja inversamente proporcional à sua expectativa e ao quão fã da série você seja. Ou como meu amigo colocou: O quanto você quer acreditar?

(Nota 7,0)

Trailer:

Um comentário:

Informações: disse...

Pois é, algumas pessoas tinham comentado comigo que este filme era um episódio "alongado" mas que valeria a pena ir assistir. Acredito que ele seja como o filme dos Simpsons, um grande e bem criado episódio.

Abraço e parabéns pelo blog que está cada vez melhor.