terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A Essência da Vida

A vida curiosa de um homem que rejuvenescia.

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
(The Curious Case of Benjamin Button; EUA, 2008)
Dir.: David Fincher
Com Brad Pitt, Cate Blanchett, Julia Ormond, Taraji P. Henson
2h46 min - Drama - 12 Anos


Filmes biogáficos seguem duas vertentes: As biografias reais, geralmente feitas em cima de uma personalidade com um passado obscuro/polêmico/desconhecido. Você pode até não gostar do filme, mas acaba criando um certo respeito pela trajetória da mesma. E há as biografias fictícias, aquelas em que é preciso muito mais para conquistar a atenção do espectador. Precisa-se de algo tremendamente original. Ou o filme pode acabar no fundo das listas de fim de ano. Mas as histórias que conseguem ser originais, ah... Estas costumam acertar em cheio no gosto do público.

E a biografia fictícia da vez, é a história de Benjamin: Um bebê abandonado em um asilo no dia em que a primeira guerra terminou. Apresentava sintomas de um idoso à beira da morte, para gradativamente rejuvenescer, ao contrário de todos ao seu redor, que envelhecem normalmente. Lá, conhece Daisy, uma jovem que passava alguns dias no asilo com sua avó e que se encanta com Benjamin. Com o passar dos anos, o espírito aventureiro o leva ao redor do mundo e vivenciar experiências únicas. Até que seu caminho cruze novamente com o de sua amada.

"Mais uns 10 anos e acho que já rola umas mulheres..."

Tudo no filme é meticulosamente calculado. Tudo mesmo. O perfeccionismo é levado a um novo nível, desde a maquiagem (soberba), aos efeitos especiais e sobretudo os maneirismos e as magníficas interpretações de Brad Pitt e (em especial) de Cate Blanchett. O ritimo do filme é lento, para que possamos entender a moldagem da personalidade de Benjamin. As semelhanças com a trajetória de Forrest Gump (a saber: escrito pelo mesmo roteirista) pularão de imediato na tela, porque os coadjuvantes não aparecem gratuitamente. Todos eles influenciarão a vida do protagonista e mais cedo ou mais tarde refletirá em decisões pesarosas. O humor refinado do filme mercecia quase um novo tópico. E apesar das quase três horas de duração, a inusitante biografia de uma vida ao contrário se torna um programa obrigatório pela leveza de um filme que surpreende, emociona e cativa um público quase carente de histórias assim. E a pergunta que me assombrará por todo o ano de 2009: Qual filme fará frente ao Curioso Caso de Benjamin Button?

Nota: 10

Trailer:

Atualização:

13 Indicações ao Oscar:
-Filme
-Diretor
-Ator (Brad Pitt)
-Atriz Coadjuvante (Taraji P. Henson)
-Roteiro Adaptado
-Edição
-Fotografia
-Maquiagem
-Direção de Arte
-Figurino
-Trilha Sonora
-Efeitos Visuais
-Som

Nenhum comentário: