domingo, 22 de fevereiro de 2009

A Qualquer Custo

O cinema finalmente abraça Bollywood

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
(Slumdog Millionaire; ING/IND, 2008)
Dir.: Danny Boyle
Com Dev Patel, Irrfan Kahn, Freida Pinto, Anil Kapoor
2h00 min - Drama - 14 anos

Histórias de amor sempre tiveram um lugar seguro no cinema. São sempre diferentes abordagens, que vão desde a mais comum (a engraçadinha) até as histórias de amor impossíveis, onde os pombinhos devem romper barreiras sociais e transpor obstáculos difíceis em nome do amor. Há ainda, histórias de amor que se resolvem com o passar dos anos, mas que garantem o final feliz. O outro favorito ao Oscar de 2009, traz quase todos os requisitos acima, com uma dosagem forte de influências Bollywoodianas.

Jamal está apaixonado há muito tempo por Latika. E Jamal também está prestes a se tornar o mais novo milionário da Índia. Só que por ser um garoto pobre e de estar a uma resposta de quebrar e transpassar um sistema social rígido, Jamal está sob investigação de fraude no programa de Televisão "Quem Quer Ser Um Milionário". Mas ao contar as histórias de sua vida, que o levam a cada uma das respostas dada ao apresentador, tudo leva a crer que mais importante do que o dinheiro que pode cair nas mãos do garoto, é sua amada o reconhecer na TV e ir de encontro a ele.

"A saída é por ali..."

A verdade é que "Quem Quer Ser Um Milionário", é um filme fácil de gostar. Tem a história do amor impossível, tem os percalsos e as dificuldades de uma história de amor, que centralizadas um "vilão" sutil e em outros vilões menores que compõem a tumultuada vida do personagem principal. Mas tem o fantasma da pobreza e da violência consequente que persegue o protagonista por todo o tempo. O foco social está sempre presente e sempre direcionando cada uma das ações de cada personagem. E tem os momentos emotivos/engraçados para prender o espectador durante as duas horas de filme. O estilo visual forte de Danny Boyle (que há muito tempo não frequentava um filme bom) acentua positivamente no filme. Muito bem escrito, muito bem dirigido, mas principalmente, muito bem editado, deve ser a (não tão) surpresa do Oscar de 2009. Já faturou muitos prêmios no ano e vencer o maior deles no cinema seria a glorificação de um filme muito bem feito e que merece o reconhecimento do público. E Bollywood continua se aproximando do outro lado do mundo...

Nota 9,0

Trailer:

10 Indicações ao Oscar

-Filme
-Diretor
-Roteiro Adaptado
-Edição
-Fotografia
-Trilha Sonora
-Canção (2)
-Efeitos Sonoros
-Som

Nenhum comentário: