sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Reerguendo Carreiras

O (provável) Oscar de Mickey Rourke

O LUTADOR
(The Wrestler; EUA, 2008)
Dir.: Darren Aronofsky
Com Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood, Ernest Miller
1h55 min - Drama - 18 anos


Um ator pode ficar marcado por um personagem. Uma interpretação inspirada, reconhecida, e a partir daquele momento todos lembrarão do personagem que irá estereotipar o ator pelo resto de sua carreira. Ou há casos onde o personagem procura seu intérprete perfeito. Ele existe e tudo o que resta é o roteiro aterrisar sobre a mesa do ator. Ano passado, o personagem era Randy "The Ram" Robinson. O ator é Mickey Rourke. E o encontro se deu num filme espetacular, chamado "O Lutador".

Randy "The Ram" Robinson era um lutador de luta livre famoso e vencedor. Conhecido em todos os EUA (onde o esporte, digamos, é muito bem conhecido) e campeão, atraíndo sempre multidões nas arenas das mais perigosas lutas. Ele era. A idade chegou para ele e os problemas decorrentes da idade e do consumo abusivo de drogas encontraram The Ram, e agora ele terá de escolher entre viver uma vida comum e pacata, onde terá de reencontrar suas raízes e adimitir seus erros com sua filha ou se arriscar até o fim na arena.

"Wow... preciso maneirar na bebida..."

Mickey Rourke é The Ram. The Ram é Mickey Rourke. Um personagem que está literalmente o tempo todo na tela e que a câmera inquieta de Darren Aronofsky força o espectador a assitir todos os momentos de dor e decepção de um homem que é forçado a deixar a luta fantasiosa e combinada dos ringues, pela imprevisível de ser um cidadão comum. Desde que Jamie Foxx trouxe Ray Charles ao cinema que eu não me impressionava tanto com uma interpretação tão realista e densa. Um personagem que se recusa a sucumbir na pressão de um trabalho estranho e de ter a única filha distante de sua vida. 

E o filme? Não se preocupe, é um filmaço. Mas como as duas horas de projeção ficam em torno de Rourke, não acho que você lembrará de muitas outras coisas. Apenas do Lutador. E da cena do supermercado.

Nota: 9,5

Trailer:



2 Indicações ao Oscar:

-Ator (Mickey Rourke)
-Atriz Coadjuvante (Marisa Tomei)

Nenhum comentário: