quarta-feira, 16 de julho de 2014

Comédia Cotidiana

Eles estão rindo de você?

Vizinhos
(Neighbors; EUA, 2014)
Dir.: Nicholas Stoller
Com Seth Rogen, Zac Efron, Rose Byrne, Dave Franco
1h37 min - Comédia - 16 Anos


Tem um pessoal muito bom fazendo comédia em Hollywood. E se não da para comparar com os clássicos do cinema de humor, não tem problema. 

Não tem problema mesmo. Essa nova turma faz um humor mais escrachado. Pegam alguns estereótipos do cotidiano, em situações mundanas e arriscam um humor um tanto além do limite. Não chega a ser um pastelão, mas também não podemos chamar de humor refinado.

E quando eles não estão rindo deles mesmos, provavelmente estão rindo de você.

"Vizinhos" conta a história de Mac e Kelly, casal que teve um bebê recentemente e que observa com suspeitas um pessoal se mudar para a vizinhança, até descobrirem que se trata de uma "república". As festas, obviamente, rivalizarão com o clima de paz necessário para criar o bebê e com isso, pai e líder da república entrarão em confronto direto pela palavra final.

Fiquem tranquilos. A gente não faz barulho...

O melhor do filme é não tomar partido de nenhum dos lados. Talvez pelo fato de estabelecer os protagonistas não como "rivais", mas como pessoas muito parecidas com objetivos diferentes. Eles se identificam e por isso temem um ao outro. Enquanto um é o adolescente festeiro que cresceu e agora tem responsabilidades - mas sente falta do seu passado - o outro tem medo de crescer e ter que assumir as tais responsabilidades. 

Essa batalha entre gerações ganha muita credibilidade por conta do carisma e da química entre os protagonistas Seth Rogen e Zac Efron. Os coadjuvantes estão todos muito engraçados (a festa temática do Robert DeNiro é um espetáculo a parte) e contribuem muito para a atmosfera das duas casas. O pessoal da fraternidade fazem um contraponto muito bom à tranqüilidade aparente da família ao lado. Aparente, porque a esposa é uma maravilhosa incógnita, enfadada pela falta de diversão, mas que não é capaz de deixar a sua filha pequena para trás. 

E diga-se de passagem, é o bebê mais bonitinho que eu vi no cinema. Muito expressiva e com um sorriso cativante, ela é perfeita para que o espectador entenda o espírito familiar dos pais. Eles sentem falta da farra, mas em momento algum se mostram arrependidos da decisão de construir a sua família. Os sorrisos dela arrancam alguns "aaaawwwnnn" em meio a tanta bagunça.

Essa boa safra de filmes dessa turma, da qual "Vizinhos" faz parte, é pontuada por algumas piadas sujas (você pode até achar de mal gosto) e comportamentos que seus pais não aprovariam, mas que resultam em um 97 minutos divertidissimos. 

E você sabe que se divertiu. Porque, alguma coisa daquele cotidiano, lhe pareceu muito familiar. 


 



Nenhum comentário: