
domingo, 28 de dezembro de 2008
Amor Canino

domingo, 21 de dezembro de 2008
Encontro com as origens


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Amadores e Profissionais
QUEIME DEPOIS DE LER


domingo, 30 de novembro de 2008
Sem confiança


domingo, 23 de novembro de 2008
Fora do eixo


segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Bourne Inglês


sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Maturidade Zero


terça-feira, 14 de outubro de 2008
Policial Express


terça-feira, 23 de setembro de 2008
Que Fôlego!
MAMMA MIA!


segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Caos em São Paulo
.
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
(Blindness; CAN/BRA/JAP, 2008)
Dir.: Fernando Meirelles
Com Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Gael Garcia Bernal, Danny Glover
2h00 min - Drama - 16 Anos
.


"Agora não amorzinho... não consigo dormir..."
Dizer que Meirelles é um diretor (muito, mas muito mesmo) acima de sua geração não é mais uma constatação assustadora. E nesta adaptação do premiado livro de José Saramago, a história não é diferente. Apoiado na câmera inquieta de César Charlone e na edição fantástica de Daniel Resende, o filme prende até mesmo o espectador mais incrédulo na cadeira, em especial, durante a sequência do isolamento dos cegos. E falar que sua capacidade de analisar minuciosamente os personagens e os ambientes só faz com que o filme fique mais rico e intrigante. Não é para os estômagos mais fracos, devido às cenas (fortes) de violência, estupro e das situações extremistas pelas quais os personagens passam ao longo do filme. As atuações, inspiradas ajudam a desenvolver o clima apocalíptico da trama. E destaque para Gael Garcia Bernal, como o "Rei da Ala 3". Tecnicamente, um filme perfeito. Em termos de história e de ritimo, o filme pode até pecar em alguns pontos, mas nada afeta a capacidade de Meirelles em contar uma história crua e sem restrições. É cinema de primeira qualidade. Com um brasileiro no comando.
Nota 8,5
.
Trailer:
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Rindo de si mesmo
.
TROVÃO TROPICAL
(Tropic Thunder; EUA, 2008)
Dir.: Ben Stiller
Com Ben Stiller, Jack Black, Robert Downet Jr., Tom Cruise, Nick Nolte
1h47 min - Comédia - 16 Anos
.

Nota 9,0
.
Trailer:
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Duelo de Titãs
O REINO PROIBIDO
(The Forbidden Kingdom; EUA, 2008)
Dir.: Rob Minkoff
Com Jackie Chan, Jet Li, Michael Angarano, Yifei Liu
1h53 min - Aventura - 12 Anos

Outra onda que o cinema tem as vezes é a idéia do "versus". Alien versus Predador. O ultrapassado (porém não finado) Robocop X Exterminador do Futuro. Jet Li X Jason Statham. O Godzilla então, enfrentou um monte... Enfim, o conceito básico é pegar dois ícones do cinemão e colocá-los frente a frente. E como, mais uma vez, a China é a verve do momento, nada mais natural do que colocar os chineses Jackie Chan e Jet Li no mesmo filme. Mas neste caso, felizmente, não é apenas uma questão de "versus".
.
O filme começa bem longe da China: Um garoto obsecado por filmes de luta é pressionado pelos valentões da escola para que ele arrumasse uma forma de descontar cheques roubados. Ele acaba levando os valentões na loja onde compra os filmes de um simpático ancião. Uma tragédia ocorre e o garoto (o nome dele é Jason, por sinal) acaba de posse de um bastão mágico. Esse bastão o levará em uma viagem de volta no tempo, onde será ajudado por um Monge (Jet Li) e um Mendigo (Jackie Chan, o melhor do filme) a libertar o Rei Macaco (Jet Li, de novo), personagem que foi aprisionado há mais de mil anos.
"O que aquele garoto veio fazer nesse filme?"
.
Nota 7,0
.
Trailer:
domingo, 24 de agosto de 2008
O Anti-Bourne


O fundo do poço
.
ZOHAN - O AGENTE BOM DE CORTE
(You Don't Mess With The Zohan; EUA, 2008)
Dir.: Dennis Dugan
Com Adam Sandler, John Turturro, Rob Schneider, Emmanuelle Chriqui
1h 43 min - "Comédia" - 12 Anos
.


quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Ponto de Vista
O GRANDE DAVE
(Meet Dave; EUA, 2008)
Dir.: Brian Robbins
Com Eddie Murphy, Elizabeth Banks, Gabrielle Union, Scott Caan
1h30 min - Comédia - 10 Anos


(Nota 7,0)
Trailer:
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Ressucitando os Mortos

A expectativa pode derrubar a experiencia de assistir a um filme. Foi assim em 2001 quando "O Retorno da Múmia" foi lançado para dar continuidade à franquia iniciada com o pé direito em 99. A expectativa era grande e o filme... Bem, digamos que o primeiro tinha sido bem superior. E o filme solo do Escorpião Rei (vilão sem graça que tirou os holofotes do verdadeiro vilão do segundo filme - a Múmia, oras!) fracassou nos cinemas, vídeo e nas rodinhas de conversa. Como sempre tem alguém para desenterrar os mortos (desculpem o trocadilho...), tiveram a ideia de trazer de volta a finada franquia em um novo ambiente (China, sede das Olimpíadas e novo refúgio de Hollywood), com uma Múmia nova e as mesmas piadas.

(Nota 3,5)
.
Trailer:
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Mundo Bizarro

A trama começa com o sumiço de algumas mulheres no estado de Virgínia, nos EUA. Uma delas detetive do FBI. Um padre que clama ter visões está auxiliando do caso e em meio às desconfianças, a agência resolve tirar o agente Fox Mulder do ostracismo. Mas ele precisa de sua inseparável parceira para resolver a situação. O problema, é que Dana Scully não quer mais reaver suas aventuras do passado e se dedicar apenas à sua carreira de médica.

"Mulder, só você acredita tanto assim..."
Um amigo meu me perguntou, fazendo alusão ao título do filme se eu queria e se eu tinha conseguido acreditar no filme. Respondi dizendo que queria, mas que poderia ter acreditado mais. Talvez o fã crônico do seriado saia desapontado do cinema. Eu como um frequentador mediano achei que foi um episódio longo e light da série. Sem ETs. Sem conspirações. Uma trama policial, que caberia a um filme diferente do gênero. Mas como os detetives são Mulder e Scully, algumas liberdades parecem ter sido tomadas. O diretor, no entanto, respeita os fãs (em meio a uma ou outra surpresa que podem decepcionar): Não enrola para desenvolver a história e o lado distorcido do mundo está presente, graças ao vilão estranho e seu propósito bizarro. O suspense é bom, mas a sensação é que poderia ser um tanto mais caprichado. Talvez sua impressão ao sair do filme seja inversamente proporcional à sua expectativa e ao quão fã da série você seja. Ou como meu amigo colocou: O quanto você quer acreditar?
(Nota 7,0)
Trailer:
segunda-feira, 21 de julho de 2008
A Reinvenção do Caos
BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS
(The Dark Knight; EUA, 2008)
Dir.: Christopher Nolan
Com Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Michael Caine, Gary Oldman
2h32 Min - Ação - 12 Anos
.

No caminho de volta para casa, estava tentando entender porque eu gosto de cinema. Uma das características que consegui encontrar para essa minha paixão é a capacidade de se reinventar que o cinema tem. É claro que um filme como "O Poderoso Chefão" pode ser refilmado, mas jamais terá o impacto do original. Mas o gênero pode ser reinventado. Temos exemplares como "O Gângster" e "Estrada Para Perdição" para provar. E na nova verve do cinema - os quadrinhos - uma reinvenção era apenas questão de tempo. Em 2005, um dos heróis mais queridos ganhou uma roupagem nova (e impressionante), redefinindo o gênero e agora, ganha uma sequência que se não reinventa novamente, eleva o nível.

Trailer:
segunda-feira, 7 de julho de 2008
O Bom, o Mau e o Gordo
KUNG-FU PANDA
(Kung Fu Panda)
Dir.: Mark Osborne, John Stevenson
Com as vozes (dubladas) de Lucio Mauro Filho, Juliana Paes. (Legendado) Jack Black, Dustin Hoffman e Angelina Jolie
1h32 min - Animação/Comédia - Livre
.

"Skadoosh!"
É um daqueles típicos filmes onde crianças e adultos se divertirão sem compromisso. As piadas funcionam facilmente para todos os publicos e as risadas fluem quase que naturalmente. Com um personagem carismático como o Panda é colocado, ficou difícil para os roteiristas não se apoiarem nas inevitáveis piadas sobre obesidade. Isso não atrapalha o andamento da história (para as sequencias dos treinamentos e para a batalha final, funcionam muito bem), e Po acaba se tornando um personagem acima do nível dentre as animações da Dreamworks. Só é uma pena que os demais personagens não tenham sido tão bem trabalhados. Poderia ter incrementado uma história que acabou ficando como mais um filme de animação, sem muito destaque. De qualquer forma, um programa típico das férias.
(Nota 8,0)
Trailer:
sexta-feira, 4 de julho de 2008
Um Filme Universal
.
WALL-E
(Wall-E)
Dir.: Andrew Stanton
Vozes de Ben Burtt, Jeff Garlin, Sigourney Weaver
1h38 min - Animação/Comédia - Livre
.


(Nota 10,0)
.
Trailer:
.
Obs.: A Pixar sempre nos brinda com excelentes curtas-metragens antes da exibição principal. Por favor, cheguem um pouco mais cedo no cinema para assistir a "Presto". Só mesmo uma exibição como "Wall-E" para vir a seguir.
domingo, 22 de junho de 2008
O Agente de 40 Anos


sexta-feira, 20 de junho de 2008
De volta à "Grande Maçã"
SEX AND THE CITY - O FILME
(Sex and The City; EUA, 2008)
Dir.: Michael Patrick King
Com Sarah Jessica Parker, Cynthia Nixon, Kirstin Davis, Kim Catrall
145 min - Romance - 16 Anos
.

Para começar esse post, preciso especificar algumas coisas:

(Nota do blog: 8,0)
(Nota da namorada: 10,0)
.
Trailer:
Não pise na grama.
FIM DOS TEMPOS
(The Happening; EUA, 2008)
Dir.: M. Night Shyamalan
Com Mark Whalberg, Zooey Deschannel, John Leguizamo
91 min - Suspense - Censura 16 Anos
É estranho dar o pontapé inicial neste blog com um filme tão controverso como esse Fim dos Tempos.
.
"A Dama na Água" é ruim? "A Vila" você detestou? Se decepcionou com "Corpo Fechado"? Se a resposta for positiva para uma dessas afirmações, talvez na sala ao lado, o programa seja mais interessante... Bem, este blogueiro/crítico gostou de "A Vila", tem em "Corpo Fechado" um de seus filmes prediletos e achou a "Dama na Água" algo entre o "bonitinho" e o "decepcionante". Ah, e ainda considera M.Night Shyamalan em alto conceito. E com essa expectativa, fui assistir "Fim dos Tempos" no último fim de semana.
.
Para quem ainda não sabe, ou não ouviu falar, a premissa básica da história: Pessoas começam a se matar misteriosamente em alguns parques dos EUA. O que a princípio é tido como um ataque terrorista, toma outras formas depois que teorias começam a surgir sobre o que estaria afetando o senso de preservação dos habitantes comuns.
.
Sem tentar estragar quaisquer surpresas do espectador, digo que o filme precisa ser encarado como quem acredita que a premissa pode lhe trazer sustos e um final reflexivo. Sustos e o final reflexivo estão presentes, não se preocupem. O filme se limita a contar a história de um casal que precisa fugir da "onda" de suicídios coletivos (muitos deles bem... "gráficos"), ao mesmo tempo em que tentam estabilizar a relação. É um filme que esbanja muita tensão, mas no fim das contas acaba se tornando muito bizarro.
.
O diretor M. Night Shyamalan, que tem no currículo sucessos como "Sinais" e o excelente "O Sexto Sentido", aplica gradativamente mensagens de protesto em seus filmes contra algo que esteja acontecendo no mundo. Aqui o apelo é claro. Aquecimento global, planeta em crise, e como tratamos a "Mãe Natureza". A mensagem é transmitida de forma clara, mas em um veículo irregular. A direção de Shyamalan está lá, com suas tecnicas (hora um tanto desgastadas) e sua forte crença na história. Mas ao acender das luzes da sala de projeção, um vazio. E agora?
.
(Nota 6,0)
Trailer: